O maior segredo para o sucesso? Reserve 10 horas por semana para pensar
Você sabia que o megainvestidor e bilionário Warren Buffet gasta 80% de seu tempo apenas pensando e refletindo?
28/12/2016 - 12h40 - Atualizada às 12h40 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
Você
provavelmente já ouviu falar de Elon Musk ou Jeff Immelt (CEO lendário
da General Eletric). Talvez tenha lido alguma matéria que discorria
sobre a forma como eles tocam seus negócios e, em muitos casos, como
dormem pouco e gastam muito tempo no trabalho e pouco com suas famílias.
Immelt, por exemplo, trabalhou 100 horas ou mais por semana durante
toda sua carreira. Mas sacrificar tudo em nome da carreira é de fato a
melhor forma de atingir o sucesso? Em artigo publicado na INC.,
Brian Scudamore, CEO e fundador da O2E Brands, empresa canadense que
oferece serviços domésticos, defendeu que há, sim, outra forma de
conciliar sucesso profissional — sem sacrificar tudo — e saúde nas
relações pessoais. O artigo de Scudamore foi uma resposta a um
questionamento publicado na rede social Quora. Lá, a pergunta era:
"Quais são os segredos bem-guardados dos executivos de sucesso?"
Para Scudamore, a resposta é: gastar 10 horas por semana apenas para... pensar.
"Você
sabia que Warren Buffett gasta 80% de todo o seu tempo de trabalho
pensando? Sim, e nós estamos falando do mesmo Warren Buffett que
construiu a quarta maior empresa de seu país. Ele não é tão ocupado
quanto você é", escreveu Scudamore. Para explicar, ele cita uma frase
dita por Charlie Munger, maior parceiro de Buffett no mundo dos
negócios. "Ele gasta muito tempo pensando, refletindo. Você olha a
agenda e tem lá que na terça-feira está reservado para cortar o
cabelo."
A rotina de Buffet pode parecer não muito usual. Na
verdade, ele é aquele tipo de pessoa que faz seu próprio caminho,
apresentando novas perspectivas e formas de pensar para os outros,
analisa Scudamore. É famosa a forma como o bilionário organiza sua
rotina: só planeja reuniões na véspera delas. É uma forma de não fechar a
agenda, ficando sufocado pela rotina, e estar sempre livre para o que,
de fato, interessa.
Ao longo dos anos, grandes CEOs e altos
executivos vêm defendendo que dispor de um tempo crítico, para pensar e
refletir, é essencial em um mundo cada mais complexo e dinâmico como é o
digital. Tim Armstrong, CEO da AOL, por exemplo, faz seus executivos
gastarem 10% de seus dias — ou quatro horas por semana — apenas para
pensar. Jeff Weiner, CEO do LinkedIn, reserva duas horas (sem
interrupções) de sua agenda do dia para refletir. Jack Dorsey, do
Twitter, é famoso por suas divagações, enquanto Bill Gates tira uma
semana inteira, duas vezes ao ano, apenas para refletir profundamente
sobre seus negócios e carreira — sem interrupções, ok?
Brian Scudamore
diz que no comando de sua empresa, que vale US$ 250 milhões, seu dia a
dia inclui as segundas-feiras livres para pensar. "Isso me permite
programar com uma precisão cirúrgica cada tarefa do restante da semana",
disse. "E eu realmente acho que, independentemente do tamanho ou tipo
de seu negócio, você pode arranjar sempre tempo para isso." No artigo,
ele explica como reserva esse tempo e, de fato, gasta essas dez horas
para pensar:
Passo 1: deixe reservado na agenda
As
pessoas estão realmente ocupadas ou apenas ordenando prioridades? O
primeiro passo para encontrar tempo é fazer com que "o tempo para
pensar" seja o que controle a sua agenda. Deixe as pessoas saberem que
você não responderá e-mails naquela hora determinada, ou não atenderá
ligações em um dia em particular — a menos que seja uma emergência.
Passo 2: não vá ao escritório
Brian
Scudamore defende que as melhores ideias não surgem dentro do
escritório. Ele afirma que gasta boa parte de seu "tempo para pensar"
andando pelas ruas de Vancouver, onde sua empresa é sediada. Ele escolhe
os locais a que vai de acordo com o tipo de pensamento que precisa ter.
Em uma segunda-feira típica, pode ir a até seis cafés diferentes, andar
na floresta, de bicicleta, apenas passar um tempo na praia, sentar em
um banco de praça — ou em alguns casos, desfrutar de uma taça de vinho.
Toda vez que se sentem um pouco paralisado, troca de lugar.
Passo 3: faça anotações
Uma
forma poderosa, segundo Scudamore, de captar as ideias e transformá-las
em algo organizado é escrever. Mas a chave para que isso dê certo é não
ser censor de si mesmo. Não julgue seus pensamentos, escreva sem tom
crítico. "Há várias maneiras de fazer isso. Eu, por exemplo, sou uma
pessoa muito visual. Meu notebook está cheio de imagens, palavras e
setas. Encontre o que funciona melhor para você."
Passo 4: aproveite o tempo que reflete para reorganizar reuniões
Em
suas "segundas-feiras reflexivas", Scudamore tira 15 minutos para
revisar reuniões, ver o que está marcado para sua semana e comparar o
que é prioridade e o que não é. Se uma reunião não tem uma prioridade
alta, ele pede para seu assistente reagendar ou cancelar.
Passo 5: reduza sua "to-do list" da semana
Sabe
aquela lista que você faz ordenando as tarefas a serem realizadas
durante a semana? Reveja e refaça sempre, a medida que os dias vão
passando. Veja o que é, de fato, uma prioridade.
Passo 6: identifique seus 3 principais resultados
Estabelecer
metas para semana e o trabalho é importante. Mas, mais do que isso:
busque mensurar o que trouxe resultado e o impacto de suas ações no
trabalho. Isso ajudará a reorganizar sua lista de tarefas e definir
prioridades. Se você perceber que não está dando certo, o seu "tempo
para pensar" se torna ainda mais necessário.
Passo 7: use perguntas para estimular uma reflexão profunda
"Eu estou fazendo as coisas certas ao lado das pessoas certas?
"O que é mais importante? No que eu sou bom?"
"Em quais tarefas eu sou ruim?"
"Como eu posso gastar mais tempo fazendo o que eu sou bom?"
"Como eu posso gastar menos tempo fazendo o que sou ruim?"
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